terça-feira, 27 de julho de 2010

Seminário sobre o Limite de Propriedade de Terra



O Brasil é o segundo país com maior concentração de terra do mundo, o que significa concentração do poder político e social. O campo e a cidade vivem esta realidade, nesta lógica de exclusão a que estão submetidos. À partir do aprofundamento deste debate, diferentes entidades sociais brasileiras reforçam o quanto é necessário, assim como já foi feito em outros países, construir um processo de limitação da propriedade da terra.

Dentro deste Processo, foi convocado o “Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra”, a ser realizado no período de 1º a 07 de setembro. Diversas atividades vêm sendo realizadas em nível local, regional e nacional desde maio deste ano para envolver e mobilizar para esta ação. O plebiscito pretende envolver lideranças populares de todos os setores organizados do campo e da cidade. Além de debater a importância de uma nova visão para o campo e a necessidade de uma Reforma Agrária digna, promotora da sustentabilidade, fortalecimento social e da riqueza da agricultura familiar.

No Distrito Federal, uma das principais iniciativas para organizar a participação neste processo será o Seminário sobre o Limite de Propriedade de Terra. O Seminário será dia 31 de julho, na CONDSEF, (SCS, Q2, Bloco "C" - Edifício Wady Cecílio II - 6º andar Brasília), das 9 às 17 horas. Contamos com a participação de todos.

SEMINÁRIO PLEBISCITO DO LIMITE DA PROPRIEDADE

PROGRAMA

9:00 – Mística de abertura e apresentação dos participantes;

9:15 – Apresentação do Seminário;

9:30 – Debate do Limite da Propriedade (a confirmar):

  • História da concentração de terra no Brasil (Ariovaldo / Sérgio Sauer)
  • Avanço do agronegócio e do capital (concentração de terra, impacto na natureza, terras de propriedade de estrangeiros)
  • Distribuição de terras e Luta por moradia no DF
  • Perspectivas de produção e organização no campo

10:30 – Intervalo;

10:45 – Continuação do Debate;

12:30 – Almoço;


14:00 – Oficina de Trabalho de Base (MTD, MST e Recid);

15:50 – Intervalo;

16:00 – Orientações para a organização do Plebiscito (Tchella e Juliana): divisão dos comitês e debate de questões geradoras e estrutura organizativa;

Gerar de cada grupo:

1. Pergunta geradora local;

2. Nomes para comitês populares;

3. Previsão de cronograma para oficinas, mobilizações, data da votação, número de urnas, nome para referência local, estratégia de mobilização e comunicação;

17:00 – Apresentação dos grupos, entrega dos kits e oficialização dos grupos formados;

17:30 – Mística de encerramento;